quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Suécia faz 'cirurgia' em taça para descobrir mensagem secreta

A Federação Sueca de Futebol (SvFF) anunciou para esta sexta-feira o fim de uma polêmica no futebol local: a taça de campeão nacional, chamada troféu Lennart Johansson, será aberta para descobrir se existe uma inscrição secreta em seu interior. A premiação foi criada como uma homenagem a Johansson, ex-presidente da Uefa, de 81 anos, que é fanático torcedor do AIK e ficou irritado ao saber da possibilidade de o troféu conter uma saudação ao Hammarby, rival do AIK na capital Estocolmo.

A confusão teve início em novembro com a revelação de que o artista que construiu a taça em 2001, Ingemar Eklund, teria gravado a mensagem "Bajen Forever" ("Hammarby para sempre") dentro do troféu, como uma saudação ao seu clube de coração. Curiosamente, o Hammarby, apelidado Bajen, acabou campeão pela primeira e única vez na sua história naquele mesmo ano.

A abertura da taça será um verdadeiro procedimento cirúrgico e acontecerá numa clínica ortopédica de Estocolmo, a cargo do médico da seleção sueca, Magnus Forssblad. A SvFF já anunciou que, caso realmente exista, a mensagem será apagada e somente então o troféu será devolvido ao Malmö, atual campeão nacional.
- Vamos abrir a base do troféu e colocar uma pequena câmera lá dentro. Se houver realmente alguma mensagem, ela será apagada. O Troféu Lennart Johansson é um símbolo, o prêmio mais importante do futebol sueco e não haverá nada em seu interior que possa manchar isso - afirmou o secretário-geral da Federação, Mikael Santoft.

Não é a primeira vez que a taça de campeão sueco vira motivo de polêmica. O Troféu Lennart Johansson foi criado para substituir a Taça Von Rosen após a denúncia de que o conde que dava nome ao prêmio, Clarence von Rosen, era um simpatizante do nazismo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário