terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Mais atrasados

A cada dia que passa no calendário, aumenta a preocupação com o andamento das obras dos estádio brasileiros para a Copa do Mundo de 2014. Em Natal, não é diferente. A capital potiguar ainda não tem um novo edital após o último processo licitatório ter sido considerado deserto, quando as cinco empresas que haviam mostrado interesse na Parceria Público-Privada para a construção da Arena das Dunas terem desistido da licitação. Uma comissão de políticos potiguares, que foi formada para garantir a realização do Mundial no Rio Grande do Norte, remarcou mais uma vez a reunião com o Comitê Organizador Local (COL) para a apresentação da nova proposta de edital, que deveria ter ocorrido na última sexta-feira (10), onde é revelada a redução no valor do custo da obra em 5%. A reunião que estava marcada para ontem deve acontecer hoje, na sede do COL, no Rio de Janeiro. Levando-se em conta o tempo de construção dos estádios para as duas últimas Copas, a situação de Natal e outras capitais brasileiras é preocupante.


O Portal 2014 (www.copa2014.org.br), central de notícias sobre o andamento das obras para a Copa do Mundo no Brasil, destacou que os estádios do Brasil estão mais atrasados que os da Alemanha e África do Sul, nas edições de 2006 e 2010, respectivamente. O prazo da FIFA para a entrega dos estádios é dezembro de 2012 e, tomando como base a média do tempo mínimo de construção das arenas do país africano, que foi de 33 meses, o Brasil não teria tempo hábil para entregar os estádios que irão "começar do zero", caso de Natal, nos 24 meses restantes no prazo dado pela FIFA. O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, porém, se mostra otimista dizendo que é possível concluir os estádios em tempo hábil, contrariando o histórico dos outros Mundiais. "Um estádio demora 24 meses para ser construído. Estamos acostumados com a África do Sul", disse.

Nesta segunda-feira a comissão paulista apresentou o projeto do estádio do Corinthians, que ficará localizado no bairro de Itaquera, e deve receber o jogo de abertura da Copa do Mundo. Até então, São Paulo era a única sede onde não havia projeto para o estádio, já que a FIFA vetou a proposta inicial, que era a reforma do Morumbi. Hoje, a comissão potiguar também irá ao COL apresentar a nova proposta de edital para a PPP. Caso seja aceita, a expectativa é que apenas em março de 2011 sejam iniciadas as obras para o novo estádio. Outro exemplo preocupante citado pelo Portal 2014 é a cidade de Fortaleza, candidata a receber jogos das semifinais da competição, que tem previsão para início das obras também para o mês de março.

Preparação
Além dos atrasos na construção dos estádios, a preparação brasileira foi a que começou mais tarde em relação às duas últimas Copas. Na Alemanha, 41 meses do torneio (mesmo tempo restante para o Mundial no Brasil), 10 dos 12 estádios já tinham obras avançadas. Em Gelsenkirchen, a arena para 61 mil torcedores demorou 32 meses para ser erguida, mas foi iniciada em novembro de 1998, quase oito anos antes do torneio.

A reforma da arena de Frankfurt, palco de uma partida de quartas de final, começou quatro anos antes do primeiro jogo da Copa. Se não fosse isso, dificilmente o estádio estaria pronto, pois foram necessários 39 meses para o término da obra. Na África do Sul, os dois maiores estádios começaram a ser construídos em abril de 2006, a 50 meses do Mundial. O Moses Mabhida foi finalizado em novembro de 2009 e o Soccer City foi inaugurado apenas às vésperas do jogo de abertura.                       
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário