segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Flamengo comemora neste 13 de dezembro o aniversário de 29 anos da conquista do Mundial

O dia 13 de dezembro de 1981 vai ficar marcado na história de todo rubro-negro que viveu naquela época, o Flamengo conquistava o título mundial e, agora, em 2010, completa 29 anos da maior conquista do clube.

No ano de 1980, o Flamengo tinha um time avassalador, o melhor do Brasil. Porém, muitas pessoas criticavam dizendo que a equipe rubro-negra era meramente regional e só conquistava títulos dentro do Maracanã.


No dia 23 de novembro de 1981, a conquista da Taça Libertadores, vencida por 2 a 0 sobre o violento Cobreloa, no Uruguai começou a botar este tese para baixo. Mas, como o Cobreloa era uma equipe até então desconhecida, os críticos continuam a desacreditar no potencial rubro-negro.

Com a conquista da América, O show só estava começando. O Flamengo ganhou o direito jogar o Mundial Interclubes, que seria disputada contra a badalada equipe do Liverpool no dia 13 de dezembro do mesmo ano.


Mas, a tarefa estava longe de ser fácil, a equipe inglesa vivia um momento parecido com o do Flamengo: Voava em campo e tinha renomados jogadores no Plantel. Inclusive, os ingleses provocaram, dizendo que não sabiam quem era o Flamengo e davam a vitória como certa.

No dia do jogo, 62 mil pessoas lotavam o estádio Nacional de Tóquio, ávidos por verem uma partida disputada e com muitos gols por ambos os lados, ledo engano. Logo aos 13 minutos, o Flamengo mostrou sua superioridade, Zico lançou Nunes que viu a saída desesperada do goleiro Grobbelaar e, ainda fora da grande área, chutou para o gol abrindo o placar. Para o azar dos ingleses, Zico estava inspirado no jogo e levava ao desespero a defesa adversária.



Aos 34 minutos, Tita foi derrubado na entrada da área e o Galinho se encarregou da cobrança da falta, mandando a bomba que o goleiro inglês apenas rebateu, na sobra Adílio estufou a rede: 2 a 0. 3 a 0 logo no primeiro tempo, o Flamengo fazia praticamente uma avalanche dentro da área do Liverpool que, desnorteado, não sabia o que fazer em campo.

No segundo tempo, um jogo chato, arrastado, o Flamengo claramente segurava o jogo e a equipe inglesa, completamente dominada em campo, apenas esperava o árbitro apitar para terminar a humilhação. Fim de partida, festa no Brasil e o clube mais querido do país conquistava o maior título de sua história até então, o choro emocionado do supervisor Domingos Bosco contrastava com o sorriso tranqüilo dos jogadores.


A torcida, com muitos japoneses nas arquibancadas, aplaudia os jogadores como se estivesse em um teatro. Então os jogadores perceberam que a missão ainda não estava cumprida. Se não faltava mais o Japão, se não faltava provar mais nada a ninguém, faltava voltar ao Brasil, para fazer o melhor time do mundo cair nos braços da melhor e maior torcida do mundo.

Agora, definitivamente, o Flamengo não poderia ser chamado de "time de Maracanã", afinal, provou ser imbatível em todo o canto, até mesmo do outro lado do planeta.O jogo foi um marco na história do Flamengo, após a conquista, a equipe se consagrou definitivamente como o melhor time do mundo e continuava a ganhar títulos.

Nunes, artilheiro do jogo com dois gols, lembra do jogo com carinho, o atacante que marcou história no clube garante que não se importou com a atitude do Liverpool de, antes do jogo, fazer pouco caso do Flamengo.

“Olha, isso é uma coisa normal no futebol, se até mesmo hoje em dia as equipes não costumam conhecer clubes de outros países, imagina naquela época que não tinha Internet, era só rádio e televisão. O que importa é que a partir dali eles passaram a saber quem somos, pergunte a eles hoje sobre o Flamengo, eu garanto que vão responder direitinho.”
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário