quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O melhor do mundo – votos interessantes e delírios


Analisando a lista completa dos votos dos treinadores de seleções nacionais e capitães (disponível em http://pt.fifa.com/mm/document/classic/awards/01/15/14/83/resultsfwpg09menforfifa.com.pdf), encontramos algumas curiosidades, algumas informações interessantes e algumas bizarrices. Veja você o que eu pesquei neste ‘mundão’ de gostos e contradições:

* O capitão argentino Mascherano – que não podia votar em Messi - escolheu Essien como o melhor jogador do mundo (será que ele morre de amores pelo ex-rival de Inglaterra Cristiano Ronaldo, hein?). Para completar seu voto, Mascherano foi de Gerrard e Henry. Ótimos jogadores (eu, inclusive sou super fã do Gerrard), mas para esta temporada não acho boas escolhas.

* O melhor jogador do mundo, na opinião de Haque, capitão de Bangladesh, é John Terry. Acredite. Zagueiraço. Eu queria muito no meu time. Mas melhor do mundo é dose…

* O brasileiro Lúcio escolheu Drogba, nosso adversário na primeira fase da Copa, como o melhor do mundo. Na sequência, os votos dele foram para Eto’o e Ibrahimovic. Faz sentido. O xerifão sabe, melhor que qualquer um, como é difícil bater de frente com estes três artilheiros.

* Já Ming-Han, de Formosa, escolheu o brasileiro Diego como o melhor do planeta.

* O finlandês Hyypia escolheu Xavi para o topo do mundo. Até aí tudo bem. Mas o cara votou em Puyol como o terceiro melhor do mundo. Teste de vodka urgente, por favor!

* O pior é que o húngaro Juhasz também deu o “bronze” para Puyol. Como é que pode…?


* Mas isso é fichinha perto do tailandês Thonglau. Ele, que não incluiu Messi entre os três e votou em Puyol como O melhor jogador do planeta. Imagine só a comparação: Messi e Puyol. Imagine as características de cada um. Pois o capitão tailandês chegou à conclusão de que Puyol é muito melhor. Nada contra prêmios para zagueiros. Eu acho que Maldini, por exemplo, foi injustiçado e deveria ter sido escolhido o melhor do mundo no auge. Mas comparar Maldini (ou mesmo o já escolhido Cannavaro) com Puyol é até ridículo… Puyol é bom. Merece ser titular e ajudou muito o Barça. Mas ser votado como o melhor jogador do mundo é caso para manicômio.

* Para Cheug, de Macau, o melhor do mundo é o espanhol David Villa. Foi o único voto. Provavelmente porque não é pra tanto – embroa trate-se de um ótimo atacante.

* Entre os técnicos, há menos votos exóticos. Mas alguns ainda são, digamos, “originais”. O experiente Dick Advocaat, da Bélgica, por exemplo, escolheu Balack como o melhor do mundo. Em 2009? Jura?

* E olha ele aí outra vez… Puyol, na opinião do “professor” Tom Saintfiet, da Namíbia, é o melhor jogador do mundo. E ainda dizem que não existe mais bobo no futebol. Ai que saudades do Aldair, do Baresi…

* Marco Tardelli, auxiliar da Irlanda (mas que votou por Trapattoni) , fez uma “patriotada” que considero bacana: escolheu Buffon.

* Parreira, representando a África do Sul, votou em Kaká.

* Del Solar, da seleção peruana, lembrou-se do fabuloso. Votou em Luis Fabiano como o terceiro melhor do ano.

* Os escolhidos de Dunga foram Fernando Torres, Frank Lampard e Didier Drogba. Três cracaços. Mas adoraria pedir ao “professor” que os comparasse com Messi e Cristiano. Não seria um ótimo tema para debater por muitas horas?
De todo modo, o que importa mesmo é que, no fim das contas, prevaleceu o bom senso. As pequenas “loucuras” ficaram restritas a um ou outro voto. As muitas opiniões foram democraticamente dadas. Ganhou quem merecia, quem jogou muita bola e levantou muitas taças em 2009. Todas as honras e homenagens do Expresso da Bola à “pulga” Lionel Messi. Na seleção ele ainda está devendo (e espero que não resolva pagar na Copa), mas no Barça o cara nos faz acreditar que o futebol é mesmo uma das mais deliciosas formas de arte.

Fonte: Blog Expresso da Bola do jornalista Décio Lopes – globoesporte.com Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário