segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Após recordes e ouros, Cielo é eleito melhor atleta do país em 2009



Torben Grael venceu a Volta ao Mundo e foi eleito, pela primeira vez, o melhor velejador do ano. Diego Hypolito falhou no Mundial, mas conquistou o tetracampeonato inédito da Copa do Mundo de ginástica. Os feitos são impressionantes, mas ninguém duvidava que, nesta segunda-feira, essas conquistas seriam colocadas em segundo plano.

No ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, César Cielo brilhou mais do que todos. Já recuperado do esforço feito para quebrar o recorde mundial dos 50m livre na última sexta-feira, em São Paulo, o garoto de 22 anos, de Santa Bárbara d’Oeste, no interior paulista, recebeu o Prêmio Brasil Olímpico, concedido pelo COB (Comitê
Olímpico Brasileiro), com 77% dos votos populares.

O reconhecimento como o maior atleta do país em 2009, porém, foi quase uma formalidade. Cielo fechou, no último fim de semana, uma das temporadas mais impressionantes de um nadador em toda a história.
Com os 20s91 que nadou na sexta, ele se tornou o primeiro nadador a encerrar um ano como recordista e campeão mundial das duas provas mais rápidas da natação. Além dos 50m, ele é o melhor dos 100m livre (46s91) e conquistou, em agosto, o ouro em ambas as provas no Mundial de Roma.

É apenas a segunda vez que um atleta conquista o bicampeonato do Brasil Olímpico. No ano passado, Cielo já tinha levado o prêmio, pela medalha de ouro nos 50m livre nas Olimpíadas de Pequim. O primeiro a conquistar o feito foi o ex-tenista Gustavo Kuerten, eleito em 1999 e 2000. Entre as mulheres, as ginastas Daniele Hypolito (2001 e 2002) e Daiane dos Santos (2003 e 2004) também somam títulos consecutivos.

Fonte: www.uol.com.br Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário