quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Dez imagens de 2009 que vão ficar registradas na memória

O ano de 2009 teve momentos esportivos marcantes. Escolhemos dez imagens/fatos que vão ficar na memória de quem gosta de esporte. Belos momentos, como golaços, títulos e feitos. E outros tristes (briga, escândalo). Confira a nossa lista e dê a sua opinião no espaço de comentários: quais acontecimentos você acrescentaria na lista? O mais citado pelos amigos do blog será incluído na relação.


Volta de Ronaldo
Poder ver de perto em campo o maior artilheiro da história das Copas é um privilégio para poucos. E a torcida do Corinthians teve uma honra ainda mais intensa: ver esse jogador com a camisa do seu clube. Depois de 15 anos atuando no exterior, Ronaldo voltou ao Brasil para defender o Timão. Teve um primeiro semestre de grandes momentos, como o golaço por cobertura no primeiro jogo da final do Paulista, contra o Santos, e as boas atuações na Copa do Brasil.


A obra-prima de Nilmar
Nilmar deixou o Internacional no meio do ano, indo atuar no Villareal (Espanha). Mas antes de se despedir da torcida colorada, o atacante deixou uma lembrança, para que sua passagem pelo clube não fosse esquecida: um golaço, em que enfileirou, em uma arrancada desde o meio-campo, todos os jogadores do Corinthians que se colocaram em seu caminho. Uma obra-prima que merecia uma placa no Pacaembu.


O golaço de Diego Souza
Se o Palmeiras teve um ano decepcionante, não conquistando o Paulista, a Libertadores e um Campeonato Brasileiro que chegou liderar com folga, 2009 deixou uma lembrança positiva para a torcida alviverde: o golaço de Diego Souza no jogo contra o Atlético-MG, em 29 de novembro, no Palestra Itália. Um gol do meio-campo que será sempre incluído na galeria dos mais belos da história do futebol brasileiro.


Reação do Flu
O Fluminense não foi campeão em 2009. Mas a torcida tricolor teve motivo para festejar. A equipe empreendeu a mais incrível reação do Brasileirão de pontos corridos, conseguindo evitar um rebaixamento dado como certo por praticamente todos comentaristas e matemáticos. Sem uma única derrota nas 11 últimas rodadas do Nacional (sete vitórias e quatro empates), o Tricolor se manteve na Série A. Um feito digno de ser comemorado por seus torcedores.


Briga no Couto Pereira
O ano do centenário foi terrível para a Coritiba. A equipe não conquistou um título sequer e ainda teve que amargar o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. Mas o pior ocorreu após o apito final do jogo contra o Fluminense, que sacramentou a queda da equipe para a Segunda Divisão. Algumas dezenas de torcedores invadiram o gramado do Couto Pereira, provocando um dos piores conflitos já registrados no futebol brasileiro, com mais de 20 feridos.


Fla campeão
No mais disputado Campeonato Brasileiro de pontos corridos, quatro equipes chegaram à última rodada com chances de título (Flamengo, Inter, São Paulo e Palmeiras). E a taça acabou indo parar na Gávea, com o Flamengo voltando a ser campeão nacional depois de 17 anos. E na hora decisiva, a honra de marcar o gol do título não foi destinada a Petkovic ou Adriano, destaques do Fla na competição. O feito coube ao zagueiro Ronaldo Angelim, relembrando, 31 anos depois, o gol histórico de Rondinelli na final do Carioca de 78.


A mão de Henry
Erros de arbitragem no futebol foram frequentes em 2009. No Brasil e no mundo. Mas a falha mais grosseira ocorreu em 18 de novembro, no Stade de France. O árbitro sueco Martin Hansson disse não ter visto o atacante Henry ter ajeitado a bola – duas vezes – com a mão esquerda antes de cruzar para Gallas empatar o jogo contra o Eire em 1 a 1. O gol garantiu a classificação francesa para a Copa de 2010 e recolocou em discussão a necessidade de auxílio tecnológico para evitar erros tão flagrantes.


Acidente de Massa
Em 25 de agosto, os amantes da F-1 no Brasil e no mundo ficaram chocados com o acidente sofrido por Felipe Massa eu um treino classificatório para o GP da Hungria. Não um acidente normal das pistas, mas uma incrível fatalidade: uma mola se soltou do carro de Rubens Barrichello e atingiu em cheio o capacete de Massa. O brasileiro ficou dias em coma induzido, causando preocupação em todos. Mas se recuperou bem e está pronto para retornar ao automobilismo em 2010.


O escândalo Renault/Nelsinho Piquet
A imagem ocorreu em 2008, mas o seu verdadeiro significado só foi conhecido em 2009. O acidente proposital de Nelsinho Piquet no GP de Cingapura foi um dos maiores escâdalos da história do esporte, causando o banimento da F-1 de Flávio Briatore, todo-poderoso da escuderia Renault. Nelsinho não foi punido, mas o episódio deixou sua carreira seriamente ameaçada.


O fenômeno Bolt
Campeão olímpico em Pequim-2008, o jamaicano Usain Bolt provou em 2009 que é um fenômeno do atletismo. Com seu jeito descontraído, o corredor conquistou fãs ao redor do mundo ao bater os recordes mundiais dos 100m e 200m rasos no Mundial de Berlim, confirmando ser o homem mais rápido do planeta. Há limites para o “Raio”?

Blog Memória E.C. do jornalista Marcelo Monteiro – globoesporte.com

No blog memória e. c. nosso amigo Marcelo Monteiro colocou vídeos, aqui achei melhor colocar imagens destes 10 momentos que marcaram 2009.

FELIZ 2010 Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário