sábado, 23 de janeiro de 2010

Os 20 patrocinadores mais conhecidos do futebol europeu

A SPORT+MARKT, uma das maiores empresas de marketing do mundo, divulgou ontem os resultados de uma pesquisa sobre lembrança de marcas no futebol, especificamente nos cinco maiores mercados europeus: Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália.
A pesquisa foi realizada nesses cinco países, com um total de 3.013 cidadãos europeus que se interessam por futebol, com idade entre 16 e 69 anos.

V = Reconhecimento espontâneo ou imediato
X = Reconhecimento estimulado ou não-imediato
Só foram consideradas marcas citadas em dois países ou mais
Emirates: soma de Emirates e Fly Emirates

Para Hartmut Zastrow, diretor-executivo da SPORT+MARKT, os patrocinadores de camisa e os fornecedores de materiais dominam a comunicação de mercado no futebol europeu. A Adidas é, para ele, a maior marca do futebol na Europa (lembrando que a empresa é fornecedora, entre outros, do Liverpool, Chelsea e Milan e é, também, a fornecedora das bolas da Champions League e Copa do Mundo) mantendo novamente a primeira posição na lista.

Se ele viu com naturalidade as primeiras colocações, manifestou-se surpreso com a presença da Audi em oitavo lugar entre as marcas mais conhecidas, o que ele credita à diversificação da presença da empresa em vários times e, também, à compra de ações do Bayern Munich, fato que recebeu amplo destaque no noticiário esportivo. E embora não patrocine nenhuma camisa europeia, a Coca-Cola é marca onipresente nos esportes.
A quinta colocação da Emirates também não surpreende, pois ela tem o patrocínio de importantes clubes europeus e nomeia o estádio do Arsenal, além de ser parceira FIFA para a Copa do Mundo.


Na sequência, os patrocinadores de outros dois times ingleses: AIG, ainda patrocinadora do Manchester United e Carlsberg, patrocinadora do Liverpool desde 1992, e também patrocinadora e parceira da UEFA. Sua concorrente, Heineken, é a 20ª marca nesse ranking, no que pode ser considerado um resultado muito bom, pois ela tem uma única ação de comunicação nesse mercado: é uma das patrocinadoras da Champions League (aliás, alguns dos melhores momentos em alguns jogos da CL são justamente os comerciais da Heineken). Essas posições destacam, uma vez mais, a

força da Premier League.
Complementação: a tabela 2004/2005
Vale a pena observar e comparar os nomes e posições na tabela abaixo. O mercado é dinâmico, marcas sobem, outras descem, algumas saem do ranking para a chegada de outras.

Alguns números para discutir e contestar (?)
Toda vez que este Olhar Crônico Esportivo publica alguma coisa sobre pesquisas no Brasil, a reação mais imediata e comum a toda e qualquer pesquisa é que a mesma não tem credibilidade, porque o tamanho da amostra é ridículo, porque o tamanho da amostra não pode jamais mostrar o que é o Brasil, porque o tamanho da amostra isso, o tamanho da amostra aquilo.
Reparem, então, no tamanho da amostra dessa pesquisa: 3.013 torcedores de futebol.
Reparem no universo da mesma: Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália.
Reparem, agora, no número total de habitantes desses países: 306 milhões de habitantes.
Temos, então, uma amostra de 3.000 pessoas num universo de 300 milhões (deixei 6 milhõezinhos para lá, só para não atrapalhar a relação): três mil para trezentos milhões, ou 3.000 para 300.000.000.
E não creio que vá aparecer uma montanha de protestos, dizendo que essa amostra é fajuta e nada representa.
Reparem, também, que lá como cá e em toda parte, as pesquisas são feitas com o pessoal que tem 16 anos de idade ou mais. O que significa pessoas com mais de 16 anos de idade.

Por aqui, temos amostras com oito, nove, dez, onze mil pessoas – 11.000 para 192 milhões –, num só país, que tem uma só língua, e o mundo desaba por conta disso, chegando ao ponto de inúmeros leitores sugerirem que preferência clubística no futebol seja questão inserida nos censos demográficos.
Definitivamente, a Europa não é aqui.

Blog Olhar Crônico Esportivo de Emerson Gonçalves – globoesporte.com Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

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