Se conquistas virão, é cedo para falar. Mas uma coisa é certa: não faltarão motivos esportivos para celebrações em 2010. O mais badalado é o aniversário de 100 anos do Corinthians, que espera soprar velinhas no dia 1º de setembro com a taça de campeão da Libertadores como presente. A final da competição continental será em julho, logo após a Copa do Mundo.
Desde que assumiu o Corinthians, o presidente Andrés Sanchez não esconde sua obsessão por levar o time à conquista. Ganhar a América significa deixar de ser alvo de chacota dos rivais, já que o clube é o único dos grandes paulistas a não ter vencido a competição. Foram sete tentativas frustradas, com eliminações para Palmeiras e River Plate (duas vezes cada), Boca Juniors, Grêmio e Inter.
Agora, dos algozes do passado, apenas o Inter está na disputa da Libertadores de 2010, que promete intensa briga entre os brasileiros, completados por São Paulo, Flamengo e Cruzeiro, todos já campeões do torneio.
“Ganhar a Libertadores agora não é obsessão. O importante é sempre estar na disputa da competição”, disse, dias atrás, Andrés Sanchez, tentando evitar o clima de euforia corintiano. Ele está ciente da cobrança da torcida e, por isso, apostou em contratações de jogadores experientes, como Roberto Carlos, Danilo, Tcheco e Iarley.
Como já adiantou que não mandará mais jogos no Morumbi, a festa do Corinthians pode vir em dose dupla. Isso porque o Pacaembu, casa corintiana, também está prestes a comemorar aniversário histórico. No dia 27 de abril, o charmoso estádio no coração de São Paulo festeja 70 anos de fundação.
Festa aqui, festa lá. Antes de passar por reformas para a Copa do Mundo de 2014, o Maracanã hospedará o Flamengo em sua luta pelo bicampeonato da Libertadores. No meio da disputa, o maior estádio brasileiro, inaugurado em 16 de junho de 1950, fará 60 anos de existência.
O estádio do Rio foi inaugurado, curiosamente, para um Mundial, em 1950, e espera, com bons jogos do Flamengo, ter um dia 16 de julho diferente daquela temporada na qual viu o Uruguai vencer o Brasil por 2 a 1 na decisão e levar a taça, episódio eternizado como Maracanazo.
Copa do Mundo, por sinal, é o maior motivo de festejos em 2010. Não apenas por causa da competição da África do Sul. Mas por suas datas históricas. Quem não se lembra do dia 21 de junho de 1970, no Estádio Azteca? Há 40 anos, o Brasil de Pelé, Jairzinho, Tostão, Rivellino, Gerson e Zagallo arrasou a Itália na decisão. Goleada por 4 a 1, posse definitiva da Taça Jules Rimet e hegemonia no futebol.
A primeira edição do Mundial, realizada em 1930, no Uruguai, que foi vencida pelos donos da casa na final contra a Argentina, é outra que faz aniversário em 2010: completa 80 anos. E não se pode esquecer dos 50 anos do título mundial de Éder Jofre. No dia 18 de novembro de 1960, ele precisou de seis.
Fórmula 1 promete ser das mais emocionantes
Para quem gosta de velocidade, a temporada da Fórmula 1 não poderia ser melhor. Nos circuitos mundiais, cada curva será disputada por um quarteto de campeões de primeira linha: o alemão Michael Schumacher, dono de sete títulos que abandonou a aposentadoria para pilotar a Mercedes (antiga Brawn GP, atual campeã) e promete dificultar a vida do espanhol Fernando Alonso, novo companheiro do brasileiro Felipe Massa na Ferrari, e dos ingleses Jenson Button e Lewis Hamilton, a nova dupla da McLaren.
A emoção da velocidade começa no dia 14 de março, com a disputa do GP do Bahrein. Será uma temporada especial na Fórmula 1, principalmente para o Brasil, que terá quatro pilotos na disputa: Felipe Massa (Ferrari), Rubens Barrichello (Williams), Bruno Senna (Campos) e Lucas di Grassi (Virgin).
Para quem pensa que após a Copa teremos um segundo semestre tranquilo, se engana. Mais uma vez a bola estará em evidência. Desta vez, a utilizada pelas mãos, com os campeonatos mundiais de Basquete e Vôlei. No basquete, a bola sobe para os homens na Turquia, no dia 28 de agosto. Ausente nas três últimas edições da Olimpíada, o Brasil de Anderson Varejão e Leandrinho estará no Grupo B dos temidos norte-americanos.
Ano pode entrar para a história do país
Com 2010 já a todo vapor inicia também o ano do Tigre pelo horóscopo chinês. O que significa? Sinal de que os fatos acontecerão com maior intensidade. E haja adrenalina. Na temporada, o amante do esporte vai se deliciar com tantos eventos grandiosos. A promessa é de disputas acirradas nos campos, quadras, piscinas e pistas. Com a presença de todos os campeões mundiais - Brasil, Uruguai, Argentina, Itália, Alemanha, Inglaterra e França -, a Copa da África do Sul promete ser a mais festiva (dança e barulho não vão faltar nos campos da terra de Nelson Mandela) e a mais acirrada de todas. Além das seleções citadas acima, a cobiçada taça também pode ir para a Holanda ou Espanha, seleções que há muito tempo vem jogando o fino da bola e estão entre as favoritas.
As bolsas de apostas já fervem. A contagem regressiva está a todo vapor. Todos têm na ponta da língua o esperado 11 de junho, quando o planeta vai parar para ver o seu maior espetáculo. Será um mês de belos lances, dribles, gols, de uma mistura de raças e cores mostrando que dá para os povos conviverem juntos apesar das diferenças sociais. Será a chance de um povo sofrido ver de perto ídolos como Kaká, Cristiano Ronaldo, Messi, Fernando Torres, Lampard... No meio de vuvuzelas e danças engraçadas, muitos esperam que a sorte - aliada à competência - de Dunga resulte num final com muito samba. Sob o comando do treinador, o Brasil passou com sobras pelas Eliminatórias Sul-Americanas, ganhou de Argentina e Uruguai em solo inimigo, goleou a campeã mundial Itália e ergueu os troféus da Copa América e da Copa das Confederações. Agora é a hora da Copa do Mundo.
Resta saber se a seleção brasileira desfilará em campos africanos com a presença de uma dupla que esteve em 2006 na Alemanha: Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho.
www.tribunadonorte.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário