quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Os motivos da derrota do Flamengo

Rubro-Negro ainda não conseguiu repetir bom futebol em 2010

O Flamengo era dado como favorito na semifinal da Taça Guanabara diante do Botafogo, mas foi derrotado por 2 a 1 e viu o rival quebrar uma série de dez partidas sem vitória no confronto. Logo se confirmou o resultado, começaram a pipocar as justificativas pelas quais o atual campeão brasileiro ainda não conseguiu emplacar o mesmo futebol do fim de 2009, já que as peças são quase as mesmas e o comando não mudou.

O LANCENET! enumerou alguns fatos que podem ter atrapalhado o Rubro-Negro no jogo desta quarta-feira e conversou com especialistas para explicar os motivos da derrota. Confira:

Constantes expulsões: Apesar de não ter levado nenhum vermelho contra o Glorioso, o Flamengo já teve vários jogadores expulsos no Estadual, com o zagueiro Álvaro levando inclusive duas advertências em sequência. Falta equilíbrio ou os árbitros estão muito rigorosos?
Susy Fleury (Psicóloga esportiva)

"O cartão vermelho é grave não só pelas derrotas, mas por mostrar que o jogador está perdendo para ele mesmo. Isso precisa ser olhado com atenção pela comissão técnica e pela diretoria. O jogador coloca a culpa na arbitragem porque é natural do ser humano buscar um culpado. Só que ele acaba perdendo o foco e fica até desmotivado. "
Discussões: No jogo contra o Boavista, o zagueiro Álvaro e o lateral-direito Léo Moura discutiram asperamente devido a um erro de posicionamento. Para eles, faz parte do jogo. Mas é normal?
Susy Fleury (Psicóloga esportiva)

"Essas discussões precisam acontecer para corrigir situações observadas dentro de campo. O que não é normal é a falta de respeito e uma expressão de autoridade exagerada. É esperado que ocorra esse tipo de situação porque se a equipe não se ajustar, vai ter mais prejuizos ao longo da competição. Mas tem de haver um limite. A confiança e o respeito devem ser mantidos acima de tudo."
Afastamento e retorno de Petkovic : O sérvio teve problemas com o vice de futebol Marcos Braz logo após o clássico contra o Fluminense e treinou separadamente até a última segunda-feira. A forma como o caso foi tratado gerou confusão. Contra o Botafogo, ele entrou no lugar de Vinícius Pacheco.
Mauro Beting (colunista do L!)

"A administração do caso Pet foi meio complicada. Primeiro fizeram um grande barulho para depois tentar passar a mão. Mas não acho que isso tenha influenciado o time. O que não deveria ter acontecido era a saída do Vinícius Pacheco, que estava muito bem no jogo e tinha até marcado o gol."
Rendimento da defesa: A defesa rubro-negra passou por problemas no ano passado, mas se acertou a ponto de ficar vários jogos sem levar gols. Este ano, o time foi vazado em todas as partidas.
Mauro Beting (Colunista do L!)

"O Maldonado faz muita falta. E contra o Botafogo faltou uma bateria antiaérea. Soma-se a isso o fato de Angelim e Álvaro não estarem tão bem quanto no ano passado. Mas fundamentalmente é só uma questão de pequenos ajustes."
Excessos de Carnaval: Às vésperas da semifinal, o Carnaval foi um dos assuntos principais. Até que ponto curti a folia poderia atrapalhar o rendimento? O fato é que os jogadores do Botafogo não apareceram ou não foram vistos nos locais mais badalados da folia carioca. Já no Fla, muitas caras foram vistas. É bom lembrar que os jogadores estava, de folga.
Túribio Leite (Fisiologista esportivo)

"Antes de qualquer coisa é preciso saber se houve associação com o uso de bebida alcóolica, porque isso acarreta uma piora. A noite sem dormir já é uma circunstância que afeta o desempenho. Não há como substituir o dia pela noite e esse ônus acaba sendo absolvido.
O álcool prejudica a reposição de energia e agrava a desidratação. Se você associa a desidratação com uma noite sem dormir e ainda em uma noite quente, os efeitos negativos."

www.lancenet.com.br Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário