quinta-feira, 13 de maio de 2010

Fracassos no Maracanã rondam Fla na Libertadores, mas time fala em redenção

A derrota por 3 a 2 para a Universidad do Chile deixou o torcedor do Flamengo abalado. O time ainda tem a chance da classificação na partida de volta, em Santiago, na próxima quinta-feira, mas os recentes fracassos dentro do Maracanã no torneio continental incomodam a torcida.

DERROTAS DO FLA EM CASA

1982 - Fla 0 x 1 Peñarol
1983 - Fla 1 x 3 Grêmio
1993 - Fla 1 x 3 América de Cali
2002 - Fla 1 x 3 U. Catolica
2008 - Fla 0 x 3 America-MEX
2010 - Fla 2 x 3 U. do Chile


Nesta década, o Flamengo colecionou alguns fracassos que voltam à tona após um mau resultado como o da última noite. Em compensação, nacionalmente o time tem dado alegria ao rubro-negros ultimamente, com vários títulos estaduais, um da Copa do Brasil (2006) e o Brasileiro do ano passado.

“Temos um time experiente, com jogadores rodados e que não sentiriam uma partida como essa, encarariam de forma natural. Foi apenas mais uma partida decisiva na vida deles. Mas tem coisas no futebol que dá uma desequilibrada as vezes, não dá para explicar”, reconheceu o técnico Rogério Lourenço.

Em 2002, o Flamengo foi eliminado ainda na fase de grupos da Libertadores, enquanto em 2007 e 2008 caiu nas oitavas. Nestes dois últimos anos a eliminação veio em um Maracanã lotado, no insuficiente triunfo contra o Defensor-URU (2 a 0) e na doída derrota por 3 a 0 para o América-MEX, respectivamente.

“Tem de saber jogar essa competição. Não se pode tomar gol em casa. Mas agora, xará, é ir lá para o Chile e tentar vencer bem”, lamentou o goleiro Bruno, presente nas campanhas de 2007 e 2008.

Contudo, perder como mandante não é algo comum na história do Flamengo na Libertadores. O revés para a Universidad do Chile foi apenas o sexto, em dez edições disputadas, contando com a de 2010. Entretanto, desta vez o time brasileiro tem a chance de avançar vencendo no Chile e de apagar a decepção desta última quarta-feira.

“O gol no fim do Juan serviu para mostrar aos nossos jogadores que estamos vivos na Libertadores. É difícil, a Universidad do Chile tem um bom time e está invicta na competição, mas podemos derrotá-los em Santiago e trazer a classificação”, apostou Rogério Lourenço.

Para isso, o Flamengo precisa vencer por dois gols de diferença ou até por um, desde que seja a partir de 4 a 3. Se devolver o placar de 3 a 2, a equipe flamenguista forçará a decisão nos pênaltis.

“Temos condições. Se eles nos venceram no Maracanã, podemos devolver no campo deles. Basta a gente ter atenção com o contra-ataque deles”, afirmou o zagueiro Ronaldo Angelim.

Cauê Rademaker / Rio de Janeiro / www.uol.com.br Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário