terça-feira, 13 de julho de 2010

A VOLTA DO BR-2010 E O VAI E VEM DO MERCADO.


Vejam um balanço sobre as mudanças nos clubes para o Campeonato Brasileiro após o período de paralisação para a Copa do Mundo. Antes de a bola rolar fica difícil chegar a uma conclusão precisa sobre quem mais ganhou ou perdeu com a mexida do mercado. Muita a coisa ainda pode mudar, tendo em vista que a janela para transferências internacionais só abre no dia 03 de Agosto.
 Chama a atenção o ataque 3D do Atlético Mineiro. Em tese, o trio Diego Tardelli, Diego Souza e Daniel Carvalho têm tudo pra arrumar confusão na defesa dos adversários. Fábio Costa, se estiver em forma, também é uma belíssima contratação. O Galo, mal das pernas no Brasileirão, após sete rodadas, tem tudo pra se recuperar sob a batuta de Vanderlei Luxemburgo.
No Cruzeiro a presença de Cuca traz novos ares a um elenco com relacionamento desgastado com Adilson Batista. Ambos são ótimos treinadores e Cuca tem total condições de dar seqüência ao trabalho de antecessor. Não dá pra dizer que a saída de Kleber é ruim, pelo contrário, o centro avante, por conta das expulsões, não deixará saudades na Toca da Raposa, mas resta saber quem assumirá o papel de empurrar as bolas pras redes.
Em Porto Alegre também houve mudança de comando e a presença de Celso Roth na área técnica do Internacional deve mudar o panorama em relação ao demitido Fossati. Roth faz bons trabalhos por onde passa e já chegou a  hora de se livrar do rótulo de treinador que começa bem e termina mal. Agora a missão é concluir o trabalho do antecessor que deixou o Colorado na semifinal da Libertadores. Além do técnico,Rafael Sóbis, sempre com a ressalva da condição física, é excelente aquisição, sobretudo pela identificação com a cor vermelha. 
Do lado azul poucas mudanças e contratações pouco badaladas como André Lima, ex- São Paulo, Botafogo e Fluminense. Como ponto positivo a manutenção do trabalho de Silas e da base de excelente aproveitamento do Grêmio no primeiro semestre.
 Entre os cariocas o Flamengo, agora gerenciado por Zico, enfraqueceu-se em campo com as saídas de Adriano e Vagner Love. Renato Abreu foi uma ótima contratação, mas o rubro negro precisa de mais qualidade no ataque.
O Fluminense até agora contratou pouco, mas  tem como trunfo jogadores acima da média como Conca e Fred e o comando mais do que competente de Muricy Ramalho, que teve tempo pra trabalhar no período da Copa. Se a chegada de Deco se concretizar será um gol de placa do clube das Laranjeiras.
No Vasco ressaltam-se as contratações de Zé Roberto e Felipe.  Juntos com Carlos Alberto formam um trio dos mais interessantes.  PC Gusmão, que abandonou a boa campanha no Ceará, aposta alto no sucesso em São Januário.
O Botafogo de Joel Santana trouxe de volta Jobson e Maicossuel. Não deixa de ser uma qualificação no grupo que ainda precisa de mais opções no elenco para chegar mais longe no Brasileirão.
Por fim, os clubes de São Paulo.
No Corinthians quase nenhuma mudança, a não ser a contratação de Bobadilla para o lugar de Felipe, com pouco ambiente no Parque São Jorge. A grande vantagem é a manutenção do elenco previamente montado para a Libertadores . Se não perder peças na janela de transferências o Corinthians seguirá como um dos favoritos para a conquista do título.
Com o São Paulo o mesmo raciocínio. O time está pronto, sem muitas alterações. A saída de Cicinho, que pouco produziu no primeiro semestre não será sentida.
Santos e Palmeiras tem boas novidades. O Peixe trouxe Keirrison que não se firmou no futebol da Europa, mas será boa opção para o ataque santista que perderá o garoto André depois da Copa do Brasil.Sempre fica a dúvida se Neymar e Ganso resistirão ao assédio dos clubes europeus. Caso fiquem na Vila o Santos tem tudo para continuar encantando aos que gostam de bom futebol.
No Palmeiras Felipão é o “salvador da pátria”. Resta saber se não será seduzido pelo encanto e desafio de retornar a Seleção. A tendência é que além de Kleber, outros bons jogadores sejam contratados, como Valdívia por exemplo.  Certo mesmo é que o Palmeiras voltará a ser grande.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário